segunda-feira, 16 de maio de 2011

Matéria da Folha: Doenças não transmissíveis respondem por dois terços das mortes no mundo

Pelo menos dois terços da população mundial morrem todo ano por causa de doenças não transmissíveis, como problemas cardíacos, AVC (acidente vascular cerebral), diabetes e câncer, de acordo com informações da OMS (Organização Mundial da Saúde).
No caso dos países em desenvolvimento, a situação se agrava por causa das chamadas doenças contagiosas, como diarreia, pneumonia e malária, que têm maior probabilidade de matar crianças menores de 5 anos de idade.
A conclusão está no estudo divulgado nesta sexta-feira, em Genebra, na Suíça. No entando, especialistas advertem que além das doenças crônicas e contagiosas, há também fatores de risco que contribuem para aumentar o número de mortes no mundo.
No estudo, os fatores de risco citados são: tabagismo, sedentarismo, má alimentação e uso de abusivo de álcool. De acordo com os dados, quatro em cada dez homens e uma no grupo de 11 mulheres fumam, e pelo menos um adulto em cada oito é obeso.
Os especialistas também se preocupam com as mortes das mães durante a gravidez ou em decorrência do parto. Os últimos dados mostram que houve uma redução significativa. A mortalidade materna diminuiu em 3,3% por ano, desde 2000. O número de mulheres que morrem em consequência de complicações durante a gravidez e do parto diminuiu de 546 mil em 1990 para 358 mil em 2008.


Muito interessante a matéria da Folha. Lembrando que a maioria das doenças não transmissiveis são controláveis e tratáveis com uma boa alimentação e atividade física. Vamos cuidar mais de nós mesmos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário