sexta-feira, 20 de maio de 2011

Felicidade e alimentação

Olá Pessoal,
Olha que interessante essa matéria... apesar de não falar especificamente de alimentação ela fala de felicidade....e como já tive vários pacientes que relataram estar mais felizes com a alimentação proposta podemos concluir que alimentação e felicidade caminham juntos





Na visão nutricional funcional, o aumento na produção de serotonina é uma das armas mais eficazes contra a tristeza, depressão. Neste aspecto, devemos estimular o consumo de alimentos fontes de triptofano, com seus cofatores, especialmente B6, B9, B12, magnésio, ácido fólico e vitamina C. Para isso devemos aumentar o consumo de carboidratos complexos integrais, como um arroz integral, macarrão integral, quinua em flocos ou grão, aveia em flocos, entre outros.
Outro aspecto fundamental é aumentar a atividade dos receptores para serotonina nos neurônios, que fazemos com cromo, especialmente encontrado em grãos integrais, levedo de cerveja, cogumelo, aspargo, ameixa e nozes.
Outro ponto fundamental é a participação dos ácidos graxos ômega-3 pois a presença destes nas membranas lipídicas neuronias melhora a transmissão nervosa e a transmissão dos impulsos elétricos pela eficiente troca de íons. As melhores fontes de ômega-3 são linhaça, canola, espinafre, peixes e crustáceos.
Outro alimento bastante valorizado é o cacau, que mostrou melhora no humor e estimula a liberação de endorfinas e elevação da disposição mental; pode-se consumir cacau em pó, preferencialmente orgânico, ou mesmo chocolate amargo.
Reduzir o máximo possível consumo de açúcar, cafeína e gorduras trans (leite integral, carnes, biscoitos, margarina, pipoca de microondas, entre outros).
VAMOS SER FELIZ!
Abraços e um excelente final de semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário