segunda-feira, 20 de setembro de 2010

FRUTA MAÇÃ



Olá Pessoal,
Toda segunda feira irei postar 1 fruta e falar sobre a mesma.
Hoje falaremos sobre a MAÇÃ. Eu sempre recomendo para os meus pacientes o consumo de 1 maçã antes de dormir. Muitos melhoraram o sono com essa recomendação!

Em 100 gramas, oferece os seguintes teores de nutrientes.
Fósforo (8mg),  
Cobre (0,10mg),
Ferro (0,23 mg)
Potássio (135mg),  
Cálcio (4mg),  
Sódio (2mg),
Magnésio (5mg)
Baixo Teor de lipídios (0,4g),
Celulose (1g),
Carboidratos (13,8mg),
Vitamina A (0,03mg), 
Vitamina B (0,04mg),
Vitamina C (6mg).


Além desses nutrientes, é muito rica em substâncias chamadas Flavóides. Essas substâncias diminuem a oxidação do colesterol, impedindo que ele se acumule nas artérias. 
 
É rica em quercetina, substância que ajuda a evitar a formação dos coágulos sanguíneos capazes de provocar derrames.
 
A maçã é recomendada para pessoas com problemas de intestino, obesidade, reumatismo, gota, diabetes, enfermidades da pele e do sistema nervoso.
 
A pessoa que come pelo menos cinco maçãs por semana, respira melhor. Pela sua propriedade antioxidante, a maçã retarda o envelhecimento, além de prevenir o aparecimento de cânceres, pois fitonutrientes da maçã preservam as células.
 
Para melhor aproveitamento das suas vitaminas, o ideal é consumi-la ao natural com casca, pois é nela que se encontra a maior parte das suas vitaminas e os sais minerais.
 
Confira o que os principais componentes da maçã podem oferecer ao organismo:

PECTINA
Fibra solúvel não absorvida pelo intestino que retém água e diversas substâncias residuais. Facilita a eliminação de toxinas juntamente com as fezes e ajuda a manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis. Auxilia no tratamento da diarréia, pois a pectina promove a proteção da mucosa intestinal

TANINOS
São adstringentes e antiinflamatórios.

ÁCIDO MÁLICO
Tem efeito alcalinizante (antiácido) no sangue e nos tecidos. Depurativo do sangue elimina detritos provenientes do metabolismo.

FLAVONÓIDES
São antioxidantes encontrados em vários alimentos de origem vegetal
 

Um comentário: