terça-feira, 14 de setembro de 2010

Em 15 anos, fome no mundo diminui pela primeira vez


Pessoal, 
Vi esse texto e fiquei meditando sobre a fome... Como deve ser dificil não ter o que comer...
Por isso que sempre explico aos meus pacientes que não é para eles passarem fome, isso é proibido na minha reorganização alimentar. E explico também que fome é diferente de vontade. Quando estamos tentando emagrecer é natural passarmos vontade, mas não fome.



FAO divulgou um texto que revela queda do número de subnutridos

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) divulgou nesta terça-feira um relatório que aponta uma queda do número de pessoas subnutridas no mundo. Esta é a primeira vez em 15 anos que esse número diminui: de 1,023 bilhão, no último ano, passou para 925 milhões, em 2010. Apesar disso, no entanto, o número continua "inaceitavelmente alto".

No total, houve uma redução de 98 milhões de pessoas, ou 9,6%, entre os subnutridos. De acordo com a FAO, a queda é consequência, em grande parte, da expectativa de retomada do crescimento da economia, particularmente em países em desenvolvimento, e da queda no preço de alimentos desde meados de 2008.

“Ainda que tenha ocorrido um esperado declínio, o primeiro em 15 anos, quase 1 bilhão de subnutridos no mundo continua sendo um número alto demais. Está acima do objetivo estabelecido pelas metas do milênio, que era de reduzir pela metade o número de vítimas da fome no mundo até 2015”, diz o relatório.

A ONU estabeleceu no fim do século passado as “metas do milênio”, que previam que a proporção de pessoas subnutridas caísse dos 20% do período 1990-1992 para 10% em 2015, não superando 400 milhões de pessoas.

Progressos - Apesar de não terem alcançado as expectativas, as últimas estatísticas disponíveis indicam que têm sido feitos alguns progressos no sentido de alcançar as metas. De um percentual de 20% de desnutridos no período de 1990/1992, passou-se para 16% em 2010, conforme a FAO. A partir de 2005-07 vários países alcançaram ou estão preste a alcançar o objetivo de reduzir a fome pela metade, entre eles o Brasil.

Segundo a FAO, para combater as causas da fome os governos devem investir mais na agricultura, expandir redes de segurança e programas de assistência social, reforçar atividades que geram renda para as áreas rurais e urbanas mais pobres e criar mecanismos adequados para lidar com situações de crise e proteger as populações mais vulneráveis.

Concentração - De acordo com as estimativas da organização, 98% das pessoas subnutridas vivem em países em desenvolvimento, representando cerca 16% da população. Dois terços vivem em apenas sete países: Bangladesh, China, República Democrática do Congo, Etiópia, Índia, Indonésia e Paquistão. Mais de 40% vivem na China e na Índia.

As regiões com a maioria das pessoas desnutridas são a Ásia e o Pacífico, com 578 milhões. Essas regiões também registraram o maior declínio da desnutrição em 2010: 80 milhões. Na América Latina e no Caribe, a FAO estima o número de subnutridos em 53 milhões. A África subsaariana foi a região com a maior prevalência de desnutrição, registrando 30% e um declínio em 2010 de 12 milhões.

Vi no: VEJA Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário