quinta-feira, 2 de junho de 2011

Receita: Biscoito de Polvilho sem Leite e sem Ovo

Olá Pessoal, 

Essa semana eu atendi uma paciente que está sem poder comer ovo, leite, trigo e tudo que contenha glúten, pois sua filha de 5 meses tem alergia alimentar. Como ela quer manter a amamentação, ela se dispôs a largar tudo e focar na alimentação. Amor de mãe é isso! Lindo, não? 

Bom tudo isso para falar que testei a receita que achei sem ovo de biscoito de polvilho. Segue a receita

Biscoito de Polvilho (sem ovos)

Ingredientes:
-1 1/2 xícara de polvilho azedo
-2 colher de chá de sal
-1 xícara de água
-2 colher sobremesa de óleo
- 1 col de sopa de gergelim (opcional)
Modo de Preparo:
Em uma panela, aqueça a água com o óleo até ferver. Em uma vasilha, misture o polvilho com o sal. Jogue a água com óleo fervendo sobre o polvilho e mexa com garfo. Conforme esfriar um pouco, pode mexer com a mão mesmo. Tem que dar ponto de massa.
Faça bolinhas, minhocas ou rosquinhas, quanto mais finos mais crocantes. Asse em forno quente 320 graus, em assadeira grande e separados uns dos outros, pois eles “inflam” com o calor. Depois que inflarem, diminua a temperatura para 150°C e deixe uns 15 a 20 minutos.


Água fervendo com óleo

As rosquinhas antes de assar

Olha que lindos!!! Cresceram!

Olha q fofo o pegador!


Olha como cresceu!!!! Eles grudaram!
A Mariana (nutricionista) experimentando o biscoito! Aprovou!

44 comentários:

  1. Oi Licia como profissional há 28 anos cada dia mais vejo como ser nutricionista é uma experiência maravilhosa.É poder contribuir para dar sabor à vida,
    Abs, Milene

    ResponderExcluir
  2. karla 24/03/2012
    Bom amei a receita mesmo porque é muito dificil encontrar receitas para pessoas que tem alegia de algum tipo de alimento,no momento busquei varias receitas e foi e esta sendo muito dificil encontrar,na verdade eu amo coisas com massa mas descobrir a pouco que estou com alergia de trigo e de clara de ovo.

    ResponderExcluir
  3. aprovadissimo!!!
    Uma delicia mesmo, prático, barato, rápido e gostoso..
    A galera aqui de casa amou, tive ate que dobrar a receita rs

    ResponderExcluir
  4. Oooi queria sabe como aumentar a massa muscular??

    ResponderExcluir
  5. obrigado...meu filho tb e alergico a leite e a ovo e isso vai me ajudar muito.

    ResponderExcluir
  6. Oieee,eu fiz e ficou super duro.Tanto q tive q jogar tudo fora...o q será q fiz de errado????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez vc não tenha amassado o suficiente

      Excluir
  7. Prezada Licia, boa tarde,
    Parabens pela receita, acabo de fazer, ficaram ótimos, crocantes por fora e também por dentro.Há muito procurava umareceita (crocante também por dentro)a maioria fica borrachudo por dentro. Esta receita vou adotá-la como a minha favorita para biscoito de polvilho. Parabens novamente e continue publicando outras receitas boas como essa. abs

    ResponderExcluir
  8. bom dia, da pra fazer no microondas???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não testei.... teste e se der certo não deixe de me contar!

      Excluir
  9. Uma delícia, amei!! Parabéns, Lícia!!!

    ResponderExcluir
  10. e qual a diferença de ter ovos ou não? não entendi...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tem pessoas alérgicas ao ovo... E a maioria dos biscoitos tem ovo na massa!

      Excluir
  11. eu sempre procurei essa receitas otimo

    ResponderExcluir
  12. essa receita faz quantas rosquinhas?

    ResponderExcluir
  13. A rosquinhas na hora de fazer as bolinhas ficam mesmo grudando na mão? elas são bem ruins de tirar para colocar na forma. É normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Elas grudam na mão sim! Mas depois que assam soltam facilmente da forma. Observe que usei uma forma antiaderente!

      Excluir
    2. O meu não grudou na mão, cresceu muito e achei que ficou muito seco.
      Acho que passou.

      Excluir
  14. Ô minha filha, muito obrigada por esta receita! Meu filho não pode com glúten, leite, ovo, açúcar (entre outras coisas).

    ResponderExcluir
  15. parabéns!!!
    eu fiz ficou uma delicia meu filho adorou nunca tinha achado uma receita sem leite e sem ovo para ele gostar vou fazer varias vezes para ele levar no lanchinho da escola quero mais receitas sem leite e sem ovo
    assinado:carmem

    ResponderExcluir
  16. Delicia, Alicia!!!! Rápido e fácil!! Será meu lanche na minha viagem à Floripa amanhã!!!

    ResponderExcluir
  17. Diabéticos podem comer estas rosquinhas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de não contem açúcar, contém farinha, que é rapidamente transformada em açúcar do sangue!
      Procure um nutricionista para melhor avaliar vc e suas necessidades!
      abraços

      Excluir
  18. Respostas
    1. Olá Silvia, Como ela tem sal, procure um medico ou nutricionista para te informar melhor! Isso ja é muito especifico
      ABraços

      Excluir
  19. Os meus ficaram borrachudos. Assim que retirei do forno murcharam. O que pode ter dado errado? será pq untei as mãos com óleo ou não assaram suficiente?

    ResponderExcluir
  20. Olá,Dá pra fazer com Polvilho Doce???

    ResponderExcluir
  21. Lícia! Obrigada por compartilhar! estava procurando receita de rosca na net e encontrei aqui! meu filho tem alergia a aleite.Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  22. Simplesmente amei muito facil, muito gostoso, meu filhos amaram, tenho um de dois anos que tem alergia a leite e ovo, outro de um que tem alergia a leite. Uma otima opção eu antes comprava crak crak, mas agora rsrsrs

    ResponderExcluir
  23. Adorei a receita e para conferir um pouquinho de sabor, no lugar do óleo, coloquei manteiga ghee. Ficou delicioso e por não ter deixado assar demais e por ter feito tiras grossinhas, ficou igual a um pão de queijo por dentro. Já repassei a receita pra minhas amiga! Beijos

    ResponderExcluir
  24. Horrível, muito duro, sem sabor e o óleo fica na mão.

    ResponderExcluir
  25. Acabei de testar a receita... Pode reduzir a quantidade de sal porque achei salgado... é melhor colocar uma colher apenas e não duas como está na receita. A massa fica um grude só, mas é só deixar um tempinho descansando que ela gruda menos para manusear... Não precisa untar a mão. Usei uma tesoura de cozinha para facilitar fazer as bolinhas... O que determina o resultado final é a temperatura do forno. A fase de pré aquecer e deixar em forno máximo até o biscoito inchar é muito importante e aqui em casa demorou uns 5-8 minutos. Depois disso contei os 20 minutos em forno baixo, mas precisou de mais 8 minutos para os biscoitos ficarem bem sequinhos e não grudar nos dentes na hora de comer...

    ResponderExcluir
  26. Olá!! Amei a sua receita, eu dei uma leve modificada mesmo assim ficou uma delicia (no lugar do óleo, eu coloquei azeite de oliva, acrescentei aveia, linhaça e multi mistura). Muito obrigada por compartilhar...

    ResponderExcluir
  27. Tem como fazer sem óleo?

    ResponderExcluir
  28. Amei meu filho é alérgico a proteína do leite, soja e ovo e essa receita caiu como uma luva, obrigada.

    ResponderExcluir
  29. Fiz e aprovei!!!!!! Coloquei óleo de coco e ficou uma delícia. não precisou usar ovo para dar sabor. e tem que fazer com polvilho azedo pra ficar bem crocante e leve o doce fica borrachudo.

    ResponderExcluir
  30. Tem como fazer no microondas?

    ResponderExcluir
  31. Gostei muito da receita! Agora é só experimentá-la! rsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  32. A temperatura de 320 e em Celsius or Fahrenheit? Suponho que seja Celsius nao?

    ResponderExcluir