quinta-feira, 16 de junho de 2011

Cafeína atrapalha a fertilidade da mulher?

Olá Pessoal, 
Vi essa matéria na revista Crescer! Olha que interessante!


Quantos cafés você toma por dia? Saiba que, se você está tentando engravidar, é melhor reduzir essa quantidade. Um novo estudo, realizado pela University of Nevada School of Medicine (EUA), revelou que a cafeína reduz a atividade muscular nas trompas que levam os óvulos dos ovários até o útero - o que diminuiria a chance de a mulher engravidar.

Para entender melhor como funciona, no revestimento das trompas há uma espécie de “cílios” e também células. Essas coordenam a contração muscular e, então, os cílios se movimentam e encaminham os óvulos em direção ao útero. O estudo, feito com camundongos fêmeas, revelou que a cafeína bloqueia as ações das células, o que faz com que os óvulos não cheguem ao seu destino certo.

Mas será que isso pode acontecer em seres humanos? Para Eduardo Zlotnik, ginecologista e obstetra do Hospital Albert Einstein (SP), apesar de a análise ser experimental e feita com animais, podendo haver diferenças ao extrapolar para nosso organismo, a relação entre cafeína e fertilidade merece atenção. “Há muitos estudos sobre a cafeína [como a relação com aborto na gestação] controversos, porém a mulher deve ficar atenta se está com dificuldade de engravidar e toma muito café diariamente. Vale diminuir a quantidade. Ainda não está comprovado, mas já é um alerta”, diz.

Um comentário: