terça-feira, 17 de maio de 2011

Teste aponta falta de higiene em self-service de shoppings de SP

Pessoal,  

Essa é para quem come fora de casa! Vamos abrir o olho! Muitos restaurantes em São Paulo estão com falta de higiene no preparo da refeição. Quem é acostumado a comer sempre no mesmo restaurante, indico a visita da cozinha. Todos temos o direito de conhecer a cozinha do estabelecimento, mesmo não sendo um profissional da área, sabemos quando esta limpo e quando não está!

Uma análise da ProTeste, órgão de defesa do consumidor, verificou que, entre 30 restaurantes self-service de São Paulo, apenas dois apresentaram condições adequadas de higiene. O restante teve classificação ruim. 

A pesquisa foi realizada nos estabelecimentos dos seis maiores shoppings da cidade --Aricanduva, Ibirapuera, Central Plaza, Interlagos, SP Market e Morumbi-- e testou a qualidade do arroz, da salada verde e da misturada -como salpicão, maionese e tabule.
 
Nos 28 estabelecimentos, os alimentos estavam contaminados com microorganismos que podem causar diarreia, dores abdominais, vômitos e febres, nos casos mais brandos de intoxicação. Somente o All Parmegiana, do shopping Aricanduva, e o Texano Grill, do Ibirapuera, foram classificados como muito bons.


CLIENTE OCULTO
Segundo Fernanda Ribeiro, pesquisadora de alimentos da ProTeste, "os profissionais do órgão chegavam aos restaurantes como consumidores comuns e compravam o alimento. Eles pediam a embalagem para viagem do próprio estabelecimento. A comida era transportada em carro refrigerado da ProTeste e enviada para o laboratório. Essa refrigeração é importante para não aumentar a contaminação do alimento."

De acordo com a ProTeste, os casos mais preocupantes foram do Divino Fogão (Morumbi), que foi reprovado no arroz, na salada misturada e alcançou apenas um "fraco" para a salada crua, e o Pequim 2000 (Aricanduva), que foi reprovado nas duas saladas e recebeu "aceitável" para o arroz.

Após a análise, a ProTeste enviou os resultados dos testes para a Covisa (Coordenadoria de Vigilância em Saúde) de São Paulo, que repetiu as análises feitas no Laboratório de Controle de Qualidade em Saúde da Prefeitura e confirmou os problemas. Os restaurantes foram autuados pelo órgão.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário