quarta-feira, 16 de maio de 2012

O que fazer com o queijo de soja: "Tofu"

Olá Queridos,

Tofu é um alimento produzido a partir da soja. Tem uma textura firme parecida com a do queijo, cor branca cremosa e apresenta-se sob a forma de um cubo branco. É originário da China, mas muito comum também na alimentação japonesa e coreana.

É um alimento predominantemente protéico, sendo as proteínas de soja muito utilizadas em dietas vegetarianas para substituição de alimentos de origem animal. Os produtos à base de soja submetidos a processamentos térmicos, como o tofu, apresentam maior digestibilidade do que os grãos de soja.

Apesar das maravilhas que o tofu apresenta na sua composição, ele é um alimento que os pacientes não utilizam, pois referem um gosto esquisito!

Hoje, fiz uma preparação para mostrar como eu preparo em casa.
Antes de fazer o tofu eu dei para a Maria (minha ajudante), mas ela não conseguiu comer (achou muiiiito ruim). Depois de pronto, fiz o teste e pedi para ela experimentar de novo, ela adorou! Fiquei muiiito feliz!

Tofu grelhado com shoyo e mel
Ingredientes
  • 300gr de tofu cortado em cubos;
  • 1 col de sopa de azeite;
  • 1/2 xic de chá de shoyo;
  • 2 col de sopa de mel.
Modo de preparo: Esquente o azeite em uma frigideira e coloque os tofus. Logo em seguida acrescente o shoyo. Deixe secar o shoyo e vá virando os tofus, para que todos sejam envolvidos pelo shoyo. Desligue o fogo e coloque o mel. Para decorar utilize semente de gergelim.

Grelhando o Tofu

Ele pronto!
Servi no almoço com a salada... e para minha surpresa minha avó AMOU!!!! Que fofa!!! Meu pai e meu irmão também gostaram...

Nenhum comentário:

Postar um comentário