sexta-feira, 12 de abril de 2013

Microbiota intestinal em crianças com diabetes tipo 1 difere da de crianças saudáveis

Fonte: Autismo e nutrição
Boa Noite Queridos,


Vi esse artigo publicado em fevereiro de 2013 e logo pensei em dividir com vocês. O estudo mostra como a saúde intestinal é importante. Alguém de vocês imaginou como o intestino interfere na saúde do seu filho???

O estudo teve  como objetivo quantificar e avaliar a diferença na composição da microbiota intestinal entre crianças diabetes tipo 1 e crianças saudáveis ​​e determinar a possível relação da microbiota do intestino de crianças com diabetes tipo 1 com a glicemia.

O estudo avaliou 16 crianças com diabetes tipo 1 e 16 crianças saudáveis. 
Conclusões:
  • A microbiota dominante no grupo saudável foi estatisticamente diferente do grupo com diabetes; 
  • Aumento significativo no número de  bactérias maléficas (Clostridium, Bacteroides e Veillonella)  e um decréscimo significativo no número de bactérias boas, probióticas (Lactobacillus, Bifidobacterium) nas crianças com diabetes. 
  • Relação entre a microbiota intestinal e o nível da glicemia. 
  • Um decréscimo em bactérias produtoras de ácido láctico, bactérias produtoras de butirato e bactérias que degradam mucina, que são essenciais para manter a integridade no intestino,
    nas crianças com diabetes

* DIETA: É importante informar que os dois grupos de crianças tinham hábitos alimentares e de atividade física similares 

Um bom final de semana para todos!

FONTE: BMC Medicine
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário