quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Insônia crônica aumenta risco de ataque cardíaco, diz estudo

Pesquisadores noruegueses acompanharam, durante mais de 11 anos, um grupo formado por homens e mulheres para um estudo sobre a insônia crônica.
A apneia do sono não entrou na análise, uma vez que foi associada a doenças cardiovasculares. Mas houve controle do índice de massa corporal e pressão arterial, dois fatores altamente correlacionados ao transtorno.
Os 52.610 indivíduos responderam a questionários em que relatavam, entre outras abordagens, a dificuldade de cair no sono, a frequência que acordavam e não conseguiam voltar a dormir e a assiduidade com que acordavam com a sensação de terem dormido mal.
Após ajustar diversos fatores de saúde e estilo de vida, os cientistas descobriram que aqueles que descreveram problemas para adormecer mostraram um risco relativo 45% maior de sofrer um ataque cardíaco, em comparação com quem nunca apresentou problemas do gênero.
As pessoas com dificuldade para voltar a dormir tiveram um aumento de 30% no risco, enquanto que entre aquelas que acordavam se sentindo cansadas, a porcentagem foi de 27%.
"É apenas um único estudo", disse o autor principal, o médico Lars Laugsand, da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia. "São necessários outros estudos para tentar explicar os mecanismos que estão por trás dessas associações, que ainda não estão claros."
A pesquisa está disponível na internet, no jornal "Circulation".  Fonte: Jornal Folha de São Paulo

Para quem sofre de insônia segue algumas dicas:

  1. Evite assistir televisão até muito tarde da noite. A televisão é estimulante e piora a qualidade do sono. O ideal é ler.
  2. Evite refeições pesadas logo antes de dormir. A última grande refeição (jantar) do dia deve ser no máximo até as 21h. 
  3. Antes de dormir, uns 30 min. faça uso de alimentos que estimulam o sono como: maracujá evite o açúcar (pode ser o maracujá doce) ou abacate (por conter betasitoesterol que diminui o hormonio do estresse) ou um chá calmante (mulungu, camomila, erva doce).
Abraços e Bons Sonhos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário