quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Ragu de Picanha com Polenta e Catalonha

Olá Pessoal,
Como estão?? 
Ontem, véspera de feriado decidi cozinhar para meus pais e meu noivo.
Conversando com uma aluna do consultório ela me deu uma idéia de fazer polenta com catalonha. Achei ótimo! 
Depois só pensei em colocar uma carne para complementar o prato. Como aqui tinha uma picanha fatiada, resolvi fazer um ragu de picanha.
Mas, tenho uma ressalva para fazer: a minha avó, do lado materno, faz a melhor polenta do mundo! Então eu sabia que ia ser bem difícil do pessoal aceitar a minha polenta. Mas me esforcei bastante!

Ragu de Picanha com Polenta e Catalonha

Ragu de Picanha
Ingredientes:
  • 500g de picanha;
  • 1 col de sopa de óleo;
  • 1 cebola roxa;
  • 6 tomates maduros;
  • 1 pimenta dedo de moça;
  • 2 col de sopa de catchup;
  • Sal à gosto;
  • 500 ml de água.
Modo de Preparo: Corte as picanhas em fatias e retire o excesso de gordura. Corte a cebola em cubos pequenos. Corte o tomate em cubos pequenos. Coloque o óleo na panela de pressão e deixe aquecer. Doure as cebolas e depois a carne. Acrescente o tomate e os temperos (sal, pimenta e catchup). Acrescente a água e feche a panela na pressão. Deixe 20min de pressão, desligue o fogo e espere mais uns 15 min. Abra a panela e deixe secar a água. Depois desfie a carne. Se tiver gordura aparente, retire. 

Polenta com Catalonha
Ingredientes:
  • 1/2 maço de catalonha picada;
  • 2 xic de fubá pré-cozido;
  • Sal à gosto;
  • 1 litro de água.
Modo de Preparo: Dissolva a polenta na água fria, para não empelotar. Ligue o fogo, e deixe a polenta cozinhar. Quando estiver cozida, coloque o sal, desligue o fogo e acrescente a catalonha.

Montagem do Prato: Despeje a polenta em uma travessa grande e coloque o ragu por cima da polenta.

A carne com a cebola e o tomate na panela de pressão

O prato pronto

Olha a polenta com a catalonha por baixo
Fiquei muito feliz, pois todos gostaram! Lógico que minha polenta não chegou aos pés da polenta da minha avó, mas nem era essa a minha intenção! Hehe!

Observação: o prato, apesar de parecer calórico não é tão assim. Vale lembrar que a polenta já é um carboidrato, portanto devemos evitar o arroz com esse prato!


Nenhum comentário:

Postar um comentário