sexta-feira, 24 de maio de 2013

Criança com deficiencia de ferro e consumo de leite de vaca

Bom dia Mães de plantão!

Vi esse artigo e achei bem interessante compartilhar com vocês.

O consumo de leite de vaca por bebês e crianças pequenas tem efeitos adversos em suas reservas de ferro.  
Vários mecanismos têm sido identificados que podem contribuir para a deficiência de ferro nesta população jovem. O mais importante destes é provavelmente o baixo teor de ferro do leite de vaca, o que faz com que seja difícil para lactentes para obter as quantidades de ferro necessários para o crescimento Um segundo mecanismo é a perda de sangue intestinal oculto associado com o consumo de leite de vaca durante a infância, uma condição que afeta cerca de 40% das crianças saudáveis. A perda de ferro sob a forma de sangue diminui com a idade e cessa após a idade de 1 ano.
Um terceiro mecanismo é a inibição da absorção de ferro não heme por cálcio e por caseína, ambos os quais estão presentes em grandes quantidades no leite da vaca.  
Fortificação do leite de vaca com ferro, como praticado em alguns países, pode proteger bebês e crianças contra seus efeitos negativos.
O consumo de leite de vaca produz uma alta carga de soluto renal, o que conduz a uma elevada concentração de soluto na urina do que quando consumido de leite materno, estreitando assim a margem de segurança durante os eventos de desidratação, tais como a diarreia. A alta ingestão de proteína de leite de vaca também pode colocar crianças em risco aumentado de obesidade na infância.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário