sábado, 10 de setembro de 2011

Momento para Reflexão


Na revista Veja dessa semana saiu uma reportagem sobre um remédio "milagroso".
Para quem não teve a oportunidade de ler, vou resumir para vocês.
O medicamento se chama LIRAGLUTIDA (ou VICTOZA), ele foi desenvolvido inicialmente para diabéticos por aumentar o hormonio GLP-1.
Esse hormônio atua no pâncreas estimulando a produção de insulina. 
Ele também atua na saciedade, e é ai que ele entra como um medicamento indicado para obesidade.
Com isso os estudos mostraram perda de peso em 7kg na média. O relato do pacientes, que estão tomando o medicamento, foi de que não mudaram muito a alimentação, só diminuiram a quantidade dos alimentos. 

Depois de ler o artigo publicado na Veja tirei algumas conclusões:
1-) Realmente o medicamento tem uma ação mais interessante que os outros inibidores de apetite.
2-) Quando termina o tratamento com o medicamento, como os pacientes conseguem manter o peso perdido? O que eles realmente mudaram? Com o medicamento os pacientes têm menos fome, portanto comem menos. Mas, isso não vai durar para o resto da vida. Como os paciente vão manter o peso perdido?
3-) Nosso corpo é constituido ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE por células e as células são constituídas ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE por NUTRIENTES. Quando diminuimos a quantidade de alimentos e consequentemente de calorias, temos que nos preocupar com a qualidade dos alimentos que ingerimos. Seria interessante comer pouco, mas manter uma alimentação baseada em "fast foods" e alimentos industrializados (chocolates, bolachas, etc)? Por isso a mudança do comportamento alimentar é muito importante. O indicado seria comer frutas e verduras todos os dias, pelo menos 5 porções. Só assim vamos conseguir manter o corpo funcionando de forma saudável.
4-) É muito ruim para o corpo emagrecer e engordar muitas vezes. Quando emagrecemos perdemos gordura, mas também perdemos massa muscular (conseguimos diminuir essa perda de musculo se fizermos atividade física). E quando engordamos de novo gamanhos somente gordura. A composição corporal muda para pior.
5-) No meu consultório sempre digo para meus pacientes: Não existem milagres, é dificil, mas é para sempre!

Bom, espero que entendam meu ponto de vista.
Abraços e um ótimo final de semana

5 comentários:

  1. Ké, concordo com vc quando diz que não existem milgares. Uma reeducação alimentar é a base para o sucesso no emagrecimento e na manutenção da saúde. Gostei muito dos seus comentários a respeito da matéria. Continue informando e orientando. Parabéns! Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Silvia Regina Rodrigues10 de setembro de 2011 às 15:06

    Lí, concordo plenamente !
    Esse novo bummm!!! passsará logo, acredito !
    Porque além de tudo o hábito saudável para sempre é o mais correto a todos, e não há milagres nem receitas ou pilúlas mágicas....
    Ádoramos seus comentários.
    Beijão. Sil

    ResponderExcluir
  3. Lícia, sabemos que o que resolve de fato é a reeducaão alimentar, mas provavelmente muitos que precisam emagrecer vão optar por usar esta droga, é um caminho mais fácil. Bjo

    ResponderExcluir
  4. Sil,
    Obrigada. Quem bom contar com o apoio de vocês.
    Tia Solange,
    Infelizmente muitos cairam nessa armadilha... Mas a vida é assim mesmo. Obrigada pelo comentário

    ResponderExcluir